terça-feira

Origami

Significado de Origami
Origami (do japonês: 折り紙, de oru, “dobrar”, e kami, “papel”) é a arte tradicional japonesa de dobrar o papel, criando representações de determinados seres ou objetos com as dobras geométricas de uma peça de papel, sem cortá-la ou colá-la.
As figuras representadas no origami têm diferentes significados para os japoneses, como, por exemplo, tsuru (cegonha) simboliza a paz, felicidade, boa sorte e saúde, o sapo significa amor e felicidade, entre outros.

Origami Days e Dia Internacional do Origami
O origami é tão importante para os japoneses que tem até dia especial no país.
Dia 11 de novembro é comemorado o Origami Days (Dia do Origami no Japão).
Existe uma razão para a escolha dessa data.
Dia 11 de novembro foi a data que o “tsuru” foi oficialmente reconhecido como Símbolo da paz.
E foi nessa data também que foi declarada o fim da Primeira Guerra Mundial que ocorreu no ano de 1918.
Em outros países, como EUA, Europa etc, a celebração vai dos dias 24 de outubro à 11 de novembro, onde as comunidades mundiais de origami se mobilizam e executam o maior número de ações possíveis, para divulgar a milenar arte de dobrar papel, suas utilizações e benefícios.
(Fonte: site Japa em Foco)

Papiroflexia - É como a arte é conhecida na Espanha.


TIPOS DE ORIGAMI
(Fonte: Oficina do Origami)



Origami Tradicional
Utiliza uma folha de papel, sem cortes e sem cola.


Origami Modular
Um origami é chamado de modular quando é construído a partir de vários pedaços. Assim, o origamista dobra pequenas peças para posteriormente encaixa-las formando o origami desejado.



Kusudama
Kusudama é um enfeite em forma de uma bola geralmente com algum pingente ou franja de fios e, que ficam normalmente pendurados enfeitando o ambiente. Ele faz uso da técnica do origami modular.
Nos seus primórdios, o origami kusudama estava associado com a cura e ervas medicinais, por causa disso, acabou ganhando este nome. Kuso, que significa remédio, e dama, que significa bola.




Block folding
É dobrar centenas de módulos em forma de triângulos e a partir daí criar peças tridimencionais com esses módulos. Os block folding mais populares são o pavão e o cisne.




Origami Tesselation
O Origami Tessellation funciona por meio de uma grade de linhas bases sendo essas grades figuras geométricas hexágonos, quadrados, triângulos, que formam figuras muito bonitas e interessantes em uma folha de papel.
Basicamente, seria o mesmo que desenhar em um papel utilizando apenas dobras. Requer muita concentração e habilidade, esse tessellation da foto é o Star Puff.




 Wet Folding
É uma tecnica de fazer origami com o papel molhado. Consiste em passar uma esponja úmida ou borrifar água em um origami pronto para poder fazer curvas no papel e criar modelos mais vivos. Utiliza papéis grossos que são mais resistentes e aguentam diversas dobras quando úmidos.




Crease Pattern ou CP
Imagine que depois de dobrar uma peça de origami você resolva desdobrar tudo para ver como ficou o papel. As marcas que você vai ver formam o CP. CP é a abreviatura e Crease Pattern, do inglês, significa "Padrão de Dobras" ou "Padrão de Vincos".
Mas apesar da explicação ser simples, fazer um origami utilizando apenas o Crease Pattern (CP) não é para qualquer um.
Uma boa dica é ter um CP que pelo menos indique quais são as dobras vale e montanha. Depois é ficar tentando colocar aquelas dobras todas com algum sentido de modo a tornar aquilo, um origami e não um papel amassado qualquer. Para tanto temos que ficar olhando fotos de como é o modelo final, tentando extrair alguma informação que o CP não traz.



Kirigami:
Kirigami (Kiri=cortar + kami=papel), é uma variação do Origami, que em uma superfície de papel, ao receber cortes e dobras toma formas inesperadas. Esta arte, influenciada pelo Origami tradicional também é conhecida como POP-UP, 3D ou arquitetura em papel.




Paper Craft:
É um método de construção de objetos tridimensionais a partir de papel, semelhante ao origami. Contudo, distingue-se em que a construção geralmente é feita com vários pedaços de papel, e esses pedaços são cortados com tesoura e fixados uns aos outros com cola, em vez de se suportarem individualmente.
Uma vez que os modelos de papercraft podem ser facilmente impressos e montados, a Internet tornou-se um meio popular para a sua divulgação.




Oribana:
O Oribana é a junção de duas artes; a Ikebana, arte de arranjar as flores em estilo oriental e o Origami, a dobradura de papel. No Oribana tudo é confeccionado em papel: vasos, folhas e flores!
Além das variações citadas existem outras como: Orijouteria (Origami + bijuterias) e toilegami (Origami com papel higiênico).

Nenhum comentário: